M14 Forum banner
21 - 40 of 71 Posts
Como já foi notado - .308/7.62x51 é um cavalo de batalha, e ainda estamos melhorando seu desempenho com o novo 169 SMK. Provou ser muito capaz como um verdadeiro rifle de precisão nas mãos certas, muitas vezes em muitas situações.

Eu amo meus 30 calibres - incluindo 7.62x54R e .30-06. O próximo passo para mim seria 300WM.

Eu não sou um atirador de elite ou HM, mas meu rifle de ferrolho .308 muito básico produziu grupos sólidos até 1000 jardas (em um bom dia). Estou satisfeito com isso. Não é o elo fraco da corrente neste momento.
Essa é basicamente minha opinião sobre o 308. Não é meu cartucho favorito. Mas com certeza funciona. E está disponível.

7mm Rem Mag é um bom cartucho para 1000, 7mm está disponível em 168gr SMK. É duro para os canos e tem mais recuo que .308, mas é muito capaz.
Eu construí este como meu rifle de 1K yd, mas nunca cheguei a esticar suas pernas. Ação Sako M995 TRG-S, cano Bartlein gain twist, coronha Manners...
Image

Image

Quanto ao 6,5 CM, não o mencionei, pois, na minha opinião, falta peso de bala para a arena tática.

Lembre-se, estamos discutindo três cartuchos aqui. O 6,5 não é um deles. Se estivéssemos, o .223 também seria considerado, pois está sendo usado com precisão a 1K agora.
Desculpe, mas os dados mostram o contrário em relação ao 6,5 CM. Os engenheiros dedicados da Crane, que são responsáveis por testar, construir e/ou adquirir rifles de precisão e munição de nível de precisão para nossos soldados SOCOM de elite (SEALs, Army Rangers, Forças Especiais, Delta Force, etc.) já conduziram centenas de milhares de dólares em testes e recentemente decidiram atualizar os SR-25s com um novo upper em 6,5 CM. Foi uma decisão baseada em testes/evidências balísticas e também econômica, dada a reutilização dos lowers SR-25 já em serviço no US SOCOM.

Depois de passar de 600 metros, a energia cinética residual/retida do 6,5 mm de 140-147 grãos fornecerá facilmente mais poder de derrubada do que um 175 SMK de um 308W. Quando se trata de deflexão do vento, a bala de 6,5 mm extremamente aerodinâmica e de BC ultra alto é muito difícil de vencer - a menos que você esteja usando um cartucho magnum com 3,0” de comprimento. Se você deseja o máximo de poder de derrubada a 1200-1300 metros com um cartucho que tem apenas 2,8” de comprimento, a bala de 6,5 mm de 147 grãos é o que você deseja - de acordo com os engenheiros e os dados empíricos que postei em 2021:

Image

Aqui estão os dados sobre os testes de munição de precisão dos EUA de várias balas de 6,5 mm vs o 308W com 175 SMK:

Image

Quer mais poder de derrubada além de 1200 metros? Bem, o 300 WinMag de potência total com 220 grãos SMK é o próximo na fila com um alcance de 1500 metros (também conhecido como Mk 248 Mod 1).

Quer poder de derrubada além de 1500 metros? Bem, sempre há o 50BMG com uma bala de 750 grãos…

Desculpe, mas os dados mostram o contrário. Os engenheiros balísticos da Crane, responsáveis pela construção ou aquisição de rifles de precisão para nossos soldados de elite (SOCOM), já realizaram milhões de dólares em testes e recentemente decidiram atualizar os SR-25s com um novo upper em 6,5 CM.

View attachment 533451
Eu pensei que eles tinham ido com o novo Gucci 6,8 mm, mas isso deve ser apenas para os automáticos?

Para que conste, meu chefe usou minha espingarda de caça 6,5 CM que montei nesta temporada. Ele derrubou duas veadas a 250 e 300 jardas. Caíram como um saco de batatas. Não se moveram 3 jardas. O Hornady ELD-X 143 grãos atira soberbamente naquele rifle, mas a balística terminal foi igualmente impressionante. Ele é um cara 30-06, mas adorou o 6,5 CM.

Minha opinião pessoal é que para um rifle de ferrolho o .284 Winchester é o caminho a seguir, não sei qual a percentagem de atiradores de F-class (provavelmente 60% ou mais) que o estão a usar, mas há muitos. Tenho um rifle .284 1K prone que atira muito bem. Isto foi disparado com cano frio/sem miras/e a minha pulsação adiciona cerca de 1/2 min ao grupo. Este era o meu cano antigo 1-9.

Este grupo foi disparado com um cano novo (1-8,5), estou atualmente a testar o Hornady 180 ELDM, e até agora eles disparam excelentemente e têm um BC de .795

E para aqueles que acham que o .308 é uma relíquia, os 169 Sierra são o caminho a seguir. Isto é com o meu clone M40A1 a 600

E a 1K, o tiro #6 foi de uma mudança de vento de 2 mph.

John

Eu adoro os meus rifles 308. Se eu estivesse a fazer sniping, seria o 338 Lapua.
Isso foi o que eu estava a pensar quando o termo "sniper" foi invocado. 300 Win Mag e 338 Lapua. O 300 Win Mag Remington 700 5r que eu disparei era uma furadeira. Se você fez o seu trabalho, ele fez o seu trabalho.

E quanto a um 270 Win Ackley Improved? 6.5x284 Norma? Isso serve para uma ação curta? Eu vejo outro arco-íris para perseguir
Esta é uma ótima discussão. Os grandes estão lutando. Tenho curiosidade sobre o 6.5 PRC. A Stag agora fabrica rifles de ação de ferrolho em .308, 6.5 CM e um outro calibre: 6.5 PRC.

Curioso, fiz uma pequena pesquisa. Este é um bom artigo de comparação.

Quando falamos em sniping, eu diria que 300wm é onde eu começaria em um rifle de ferrolho e 6,5 creedmoor para um semi-automático com um cano mais curto.
Depende da distância, eu diria. Dentro de 800 m? Eu pegaria um ferrolho ou semi-automático em 6,5…

Além de 800? Consistentemente? 300 WM… talvez um 338 Lapua. Dito isso, a balística de 6,5 CM segue assustadoramente um 300 WM. BC importa. Muito.

7mm Rem Mag é um bom cartucho para 1000, 7mm está disponível em 168gr SMK. É duro para canos e tem mais recuo que .308, mas muito capaz.
Eu estava me perguntando quando alguém ia mencionar o Mighty 7. Um dos meus favoritos pessoais.

Mas então a Hornady acabou de lançar o 7 PRC. 'American Rifleman' fez uma matéria sobre isso um mês ou mais atrás. Me deixou interessado.

Em relação ao 280 REM vs. 280 AI… Se você estiver recarregando, não acho que haja tanta diferença entre os dois. Por alguma razão, os cartuchos comerciais 280 REM sempre foram subdimensionados.

Finalmente… com toda essa conversa sobre o 6.5CM… e o 260 REM? É tudo isso e um pouco mais, se você quiser apertá-lo um pouco.

Depende da distância, eu diria. Dentro de 800 m? Eu pegaria um parafuso ou semi-automático em 6,5…

Além de 800? Consistentemente? 300 WM… talvez um 338 Lapua. Dito isto, a balística de 6,5 CM segue assustadoramente um 300 WM. BC importa. Muito.
Quando a palavra sniping entra em jogo, a balística externa sendo imitada é boa, mas estou pensando em balística terminal. Não é mais um jogo de papel ou aço.

Estou gostando desta discussão. No que diz respeito ao sniping, Carlos Hathcock encerrou a discussão 308 vs. 30-06 no que me diz respeito. Ele escolheu o 06.
Ele preferia o -06 Model 70 Winchester e o usava mais, mas seu tiro mais longo foi com uma metralhadora M-2 .50 cal a pouco menos de 2500 jardas. Ele disse que seria bom até 3000 jardas ou mais.

Esta é uma boa discussão, eu tenho um M1A e um 6.5 Grendel em um chassi AR15. Eu sei que o Grendel fica sem fôlego mais cedo do que o .308 ou Creedmoor, mas eu acertei placas de aço de 18" a 1125 jardas com ele e o chamaria de um cartucho viável para considerar até 1000 jardas, embora existam muitos mais adequados para sniping sério. Eu só tive meu M1A até 800 jardas, mas acho que é bom para um pouco mais.

• Like
Reactions: weshowe
Quando a palavra sniping entra em jogo, a balística externa sendo imitada é boa, mas estou pensando em balística terminal. Não é mais um jogo de papel ou aço.
Não tenho certeza se vi dados de balística terminal de balas 6,5 em gelatina, ou caça real, a cerca de 1000 jardas. Não acredito que balas com ponta balística se expandiriam muito a essa distância... Talvez eu esteja errado.

Mas uma vantagem fundamental das balas de 6,5 mm é a densidade seccional, que pode mitigar as considerações de velocidade/energia reduzidas à distância, quando a penetração é mais importante. A maioria das balas não vai se expandir muito a mais de 1000 jardas de qualquer maneira.

Mas eu te entendo. Eu não sou um odiador de .30 cal. 😂

Eu adoro os meus rifles 308. Se eu estivesse a fazer sniping, seria o 338 Lapua.
+1

Mas eu acertei em placas de aço de 18" até 1125 jardas com ele e chamaria isso de um cartucho viável para considerar até 1000 jardas, embora existam muitos mais adequados para sniping sério
Eu tenho amigos que poderiam acertar numa placa de 18" a mais de 1000 jardas com um .45-70 ou .45-90 e pólvora negra... e não me digam que 535grns de bala não teriam algum efeito terminal a essa distância. ;) Talvez o novo rifle Socom precise ser um tiro único de 1885...

21 - 40 of 71 Posts